quinta-feira, 15 de março de 2018

Escola de Ananindeua terá sala de leitura com ajuda do Livro Solidário


As salas de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Nunes de Souza, em Ananindeua, estavam todas decoradas com trabalhos criados pelos alunos em alusão ao Dia da Escola, que se comemora nesta quinta-feira, 15. Como presente especial do dia, o projeto Livro Solidário entregou um acerco de 350 livros que serão usados em atividades de incentivo à leitura com os cerca de 290 estudantes da instituição.

Eliete Lisboa, diretora da escola que atende a educação infantil, com alunos de 4 a 5 anos, e o ensino fundamental menor, com idades de 6 a 10 anos, contou que o acervo vai ser o ‘pontapé inicial’ para a criação do Espaço de Leitura da escola. “O espaço que usamos como biblioteca está sendo reformado, e os livros, por estarem muito defasados, não chamavam a atenção dos alunos e, agora, com novo acervo, esperamos que isso mude”, contou.

Segundo ela, a doação recebida da Imprensa Oficial do Estado, que coordena o projeto junto com o Núcleo Articulação e Cidadania do governo do Estado, vai fomentar ainda mais o interesse das crianças pela leitura. Ela conta que como o público é composto por crianças carentes e cuja maioria não tem acesso a uma biblioteca e outras formas de lazer, “ a busca da cultura por parte deles está voltada para a escola e os livros vão enriquecer ainda mais essa busca e necessidade de conhecimento”.

Crianças como a estudante do 5º ano, Ádria Hungria, 10 anos, aproveitou o acervo doado e escolheu alguns gibis para ler. “Eu tenho alguns livros lá em casa, mas é sempre bom ter novos livros e gibis pra ler. São outras histórias”, observou.  Já André Isaac Araújo, 10 anos, sonha estudar Medicina e sabe que precisa se dedicar aos estudos e ler muito. Para ele, o futuro Espaço de Leitura será mais um incentivo na busca desse sonho.

Para a coordenadora do projeto Livro Solidário, Carmen Palheta, o mais importante objetivo está sendo alcançado pelo governo do Estado, “que é plantar a semente da leitura em vários espaços, sejam escolas, associações ou igrejas”. “Para nós, o livro é aliado do processo de inclusão social; e colaborar para isso é nosso dever como gestores públicos”.


Texto: Ronaldo Quadros
Ascom Imprensa Oficial do Estado
Fotos: Lena Arruda










Nenhum comentário:

Postar um comentário