segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Campanha Mundial pela Leitura recebe apoio do Livro Solidário

A Imprensa Oficial do Estado, por meio do projeto de incentivo à leitura Livro Solidário, doou nesta segunda-feira, 19, cerca de 200 livros para o Hospital Abelardo Santos que irá compor o acervo do Espaço de Leitura do hospital.

A inauguração será nesta terça-feira, 20, como parte da Campanha Mundial pela Leitura #diadelertododia. A implantação do Espaço de Leitura, que vai funcionar na sala de espera do setor de urgência e emergência, é uma parceria do Hospital Abelardo Santos com a Biblioteca Antônio Tavernard e apoio do Livro Solidário.

Segundo Valdemir Monteiro da Silva, agente administrativo do Abelardo Santos e responsável pelo Espaço de Leitura, a doação recebida da Imprensa Oficial vai contribuir para que o espaço possa atender principalmente as crianças que ficam internadas, além das que são atendidas na urgência e emergência.

“Todos os dias circulam pelo hospital cerca de 100 crianças que são atendidas no setor de urgência e emergência, além das 18 que ficam internadas nos leitos. E os livros serão usados como forma de incentivar a leitura entre esse público”, detalhou Valdemir da Silva.

Valdemir contou que durante todo este mês os funcionários do hospital foram estimulados a fazerem doações de livros para o Espaço de Leitura tendo em vista a Campanha Mundial pela Leitura que tem com o objetivo despertar a sociedade para a importância de ler para o desenvolvimento pessoal e formação de novos leitores, visando à construção de um novo país.

O Hospital Abelardo Santos que funciona provisoriamente na Travessa Itaboraí, no Bairro Ponta Grossa, em Icoaraci, também recebeu duas estantes e um painel do Livro Solidário.




Fasepa – No último sábado, 17, firam doados cerca de 400 livros de diversos gêneros literários para o Centro de Internação de Jovens e Adultos Masculinos (CIJAM), da Fasepa de Ananindeua, além de duas estantes e um painel que serão usados no Espaço de Leitura do Centro, para desenvolver atividades de ensino e aprendizagem com os internos. A imprensa Oficial também doou tintas para os internos fazerem a decoração do espaço usando como suporte o grafite. O CIJAM é a quarta unidade da Fesepa que recebe o apoio do Livro Solidário. 

Texto: Ronaldo Quadros
Ascom Imprensa Oficial do Estado

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Livro Solidário recebe doações de livros dos visitantes do Salão do Livro de Santarém

Estimulados pela natureza do projeto Livro Solidário, coordenado pela Imprensa Oficial do Estado, visitantes do IX Salão do Livro do Baixo Amazonas, em Santarém, têm doado cada vez mais livros para o projeto, o que aumenta ainda mais a possibilidade de renovar o acervo de outros espaços de leitura.

Foi o caso do cabeleireiro Jadson Capucho, de 37 anos, que realizou nesta sexta-feira, 9, a doação de livros infanto-juvenis e literatura em geral. Para ele, a doação representa uma forma de ajudar, por meio do ato do desapego, a construir novos leitores que não têm condições de adquirir livros.

“As doações representam a sensibilidade da comunidade de Santarém em relação ao objetivo do projeto que consiste, sobretudo, em repassar adiante o hábito da leitura. Além disso, as contribuições nos ajudam a formar e subsidiar novos acervos de espaços de leitura, de projetos e futuros acervos de escolas, bibliotecas comunitárias, dentre outros pedidos que recebemos constantemente”, disse a coordenadora do Livro Solidário, Carmen Palheta.



O Projeto - Criado em 2003 e desde 2011 coordenado pela Imprensa Oficial do Estado e pelo Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), o projeto Livro Solidário se consolida como incentivador da leitura em vários espaços da Região Metropolitana de Belém e também no interior do Estado.


Serviço: As doações de livros para o projeto podem ser feitas diretamente na sede Imprensa Oficial do Estado, localizada na Travessa do Chaco, 2271, no Bairro do Marco, ou pelo telefone: 4009.7847.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Socioeducandos da Fasepa Santarém recebem doações do Livro Solidário

O projeto de incentivo à leitura, Livro Solidário, coordenado pela Imprensa Oficial do Estado (IOE), doou nesta segunda-feira, 5, cerca de 500 livros, entre didáticos e literatura geral, para apoiar as atividades didáticas dos socioeducandos da Unidade de Internação Masculina, da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) de Santarém. A entrega foi realizada no estande da autarquia montado no Salão do Livro de Santarém. 

A doação faz parte da programação da IOE que este ano é uma das patrocinadoras do IX Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santarém, que iniciou no último dia 2 e segue até o próximo dia 11 de setembro, no Espaço Pérola do Tapajós, com entrada franca.

Segundo a técnica do projeto Livro Solidário, Lucila Girão, a doação para a Unidade de Internação Masculina de Santarém foi sugerida pelo presidente da Fasepa, Simão Pedro Bastos, em reunião com a coordenação do projeto e após uma entrega livros que foi realizada para ima das unidades da instituição em Belém. 

“Como nós já tínhamos programado outra entrega para o projeto Roda Livros, vimos que também poderíamos fazer essa doação para a Fasepa de Santarém e ampliar o número de jovens beneficiados pelo Livro Solidário, explicou Lucila Girão.

A gerente da Unidade, Vanda Lúcia Batista,  informou que no local são atendidos 50 adolescentes que cumprem medida de internação e internação provisória. Segundo ela, os livros vão ajudar no desenvolvimento educacional e cognitivo dos internos. 

“Essa doação é muito bem vinda! Os adolescentes que entram no sistema socioeducativo já entram com uma defasagem muito grande na escolarização. E a leitura é algo que a gente trabalha muito com eles pra despertar a vontade do aprender. Com certeza esses livros vão trazer um resultado muito positivo”, apostou.



A próxima unidade da Fasepa a ser contemplada com doações de livros do projeto Livro Solidário será o Centro de Internação de Jovens e Adultos de Ananindeua. Além dos livros, a Imprensa Oficial vai doar estantes e tintas para que os internos possam realizar a arte do grafite no local que será utilizado como espaço de leitura.

“Eles vão dar uma nova cara para o espaço que será utilizado por eles nas atividades de leitura”, contou Lucila Girão.

Texto: Ronaldo Quadros
Ascom Imprensa Oficial do Estado

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Imprensa Oficial entrega livros ao projeto Roda Livro de Santarém

A Imprensa Oficial do Estado, por meio do projeto de incentivo à leitura Livro Solidário, entregou neste sábado, 3, cerca de 800 livros para o projeto Roda Livro, situado em Santarém, que busca implantar em diversas minibibliotecas, especialmente nos bairros periféricos, onde não há acesso a bibliotecas e livros de qualidade.

A entrega aconteceu como parte da programação da autarquia no IX Salão do Livro da Região do baixo Amazonas, que iniciou no dia 2 e vai até o dia 11 de setembro, no Espaço Pérola de Tapajós, e tem como escritora homenageada Amarilis Tupiassu e como tema Terra Um País de Todos. O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santarém. A entrada é franca.

O coordenador do Projeto Roda Livro Ericson Aires disse que a doação dos livros vai ajudar na ampliação do projeto. “Uma doação desse porte vai contribuir muito para que o projeto possa a atender mais pessoas e chegar a novos lugares. Pra nós é muito importante (a doação), e ficamos muito honrados por acreditarem no nosso trabalho”, comentou.

Ericson Aires informou que atualmente o projeto está instalado em cinco pontos na cidade de Santarém, “mas a pretensão é chegar a todos os bairros da cidade”.  
Segundo a coordenadora do Livro Solidário, Carmen Palheta, a doação só foi possível devido à parceria e credibilidade do projeto junto à população paraense que tem realizado diversas doações de livros novos e usados, além de gibis e revistas.


O Projeto Roda Livro é um projeto de incentivo à leitura que tem como objetivo inserir a leitura no cotidiano das pessoas através da criação e implantação de minibibliotecas por todos os bairros da região do Tapajós, além das associações comunitárias, de classe, ongs, espaços públicos,  privados entre outros.



Texto: Ronaldo Quadros
Ascom Imprensa Oficial do Estado