segunda-feira, 7 de março de 2016

Hospital Galileu reabre Espaço de Leitura com apoio do Livro Solidário

O projeto de leitura Era uma Vez: Contando histórias!, mantido pelo núcleo de humanização do Hospital Público Estadual Galileu, voltou a funcionar a partir da última quinta-feira, 3, graças à doação de cerca de cem livros realizada pelo projeto Livro Solidário, coordenado pela Imprensa Oficial do Estado.

“O hospital estava impedido de continuar suas atividades com a leitura por carência de livros novos e agora podemos retomá-las”, contou, satisfeita, Aline Sampaio, coordenadora de humanização do hospital. Ela relatou que o objetivo do Era uma Vez: Contando histórias! é dar mais qualidade de vida, por meio da leitura, aos pacientes e familiares que ficam no hospital. Em média, o projeto atende cerca de 120 pessoas, entre pacientes e familiares.

“A partir do momento que temos um livro e fazemos com que o usuário e o acompanhante entrem no mundo imaginário da leitura, acreditamos que estamos ajudando a minimizar a espera e a permanência deles aqui dentro”. E acrescentou que a equipe de Humanização acompanha o dia a dia dos pacientes com uma programação diferenciada, composta por exibição de filmes, músicas e contação de histórias.

Lucila Girão, técnica do Livro Solidário, reforça que parcerias dessa natureza chegam para ampliar a presença do projeto nos hospitais. Ela lembra que o projeto coordenado pela IOE já chegou a hospitais como a Santa Casa de Misericórdia; Ophir Loyola e Jean Bittar. “O público do hospital é um público que já chega com muita carência e para nós é uma grande satisfação poder contribuir para sua recuperação, utilizando para isso a leitura”.





O diretor geral do hospital, Saulo Mengarda, disse que trabalhar a humanização é buscar ações diferenciadas nas quais os colaboradores possam ajudar o paciente com seus instrumentos de trabalho; e o livro é um deles. “Ter o projeto Livro Solidário como parceiro em uma dessas ações é proporcionar melhoria no atendimento de nossos pacientes e, dessa forma, colaborar ainda mais para sua recuperação”, observou.

Texto: Vanize Soeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário