quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Projeto Livro Solidário está na programação da comunidade quilombola do Abacatal

Nesta quinta-feira (20), a partir de 10 h, a Comunidade Quilombola do Abacatal, no município de Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), vai comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, em alusão à morte de Zumbi dos Palmares - símbolo de resistência à escravidão - com uma programação especial, que inclui apresentação de danças, leituras, exibição de filmes e outras atividades.

O projeto Livro Solidário, coordenado pela Imprensa Oficial do Estado (IOE), participa da programação com a entrega de kits pedagógicos, compostos por gibis e revistas para colorir, além de um varal de poesias com poemas de Castro Alves. Toda a ação acontecerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Gregório Rosa Filho, com a presença de cerca de 80 alunos, de professores e representantes da comunidade local.
Lucila Girão, técnica do projeto Livro Solidário, informou que antes da programação desta quinta-feira, a IOE visitou a comunidade para conhecer a realidade dos alunos e professores do Abacatal. “Nós observamos que eles têm uma estrutura muito boa. A biblioteca é bem estruturada, as salas de aula têm seus cantinhos de leitura. O que nós sentimos é a falta de mais incentivo para os professores desenvolverem as atividades de leitura com os alunos. É isso que vamos começar a construir com eles”, informou.

Os técnicos do projeto montarão um varal de poesias de autoria de Castro Alves, autor do poema “Navio Negreiro”. “Nós vamos reunir os alunos, professores e a comunidade para apresentar a obra de Castro Alves, considerado o poeta dos escravos e, junto com as crianças, fazer a leitura de alguns poemas, para eles saberem da importância do poeta que lutou contra a escravidão dos negros”, adiantou Lucila Girão.
Ação Leitura - Na próxima sexta-feira (21), o projeto Livro Solidário realizará uma Ação Leitura na Escola Estadual de Ensino Fundamental do Panorama XXI, na Rua São Raimundo, 30-A, em Belém. Os alunos das turmas do 4º e 5º anos do turno da manhã participarão, junto com os professores, de contação de histórias e outras atividades lúdicas, que terão o livro como protagonista. A ação será às 10 h, na biblioteca da escola, que já recebe a doação de 200 livros para reforçar o acervo.

A Imprensa Oficial vai instalar no Conjunto Panorama XXI e no bairro da Terra Firme mais dois Espaços de Leitura. Para compor esses novos acervos, a IOE retomou a campanha para arrecadar livros, revistas e gibis novos e usados, que vão abastecer também os carinhos de leitura instalados nos hospitais da Santa Casa do Pará, Ophir Loyola e Jean Bitar.
Podem ser doados romances, contos, ficção, revistas das mais diversas áreas, gibis e literatura infanto-juvenil. As doações poderão ser feitas pelos telefones 4009-7800 e 4009-7847, ou entregues na sede da Imprensa Oficial, na Travessa do Chaco, nº 2271.

Texto: Ronaldo Quadros
Imprensa Oficial do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário