terça-feira, 20 de maio de 2014

Crianças de Mosqueiro recebem Ação Leitura do projeto Livro Solidário


Cerca de oitenta crianças da Unidade de Educação Infantil Maracajá, do distrito de Mosqueiro, região metropolitana de Belém, tiveram uma manhã diferente nesta terça-feira (20). Elas participaram da Ação Leitura do projeto de voluntariado de incentivo à leitura ‘Livro Solidário’, coordenado pela Imprensa Oficial do Estado. Os bonecos de fantoches Zeca e Bia deram as boas vindas aos meninos e meninas com idades entre quatro e oito anos, da UEI Maracajá que funciona no sistema de creche. Logo depois, elas acompanharam uma sessão de leitura da história ‘A Cigarra e a Formiga’, contada por uma integrante do projeto.

As crianças ouviram atentas à história, sempre dialogando com as personagens. Juan Vinícius Ramos Castro, de sete anos, gostou da ação e disse que sempre procura na biblioteca da Unidade livros “com historinhas” pra ler. As preferidas da estudante Eduarda Vitória Lobato, também de sete anos, são as de princesa. Ela contou que pegou um dos livros da biblioteca montada pelo projeto Livro Solidário na escola que contava a história de uma princesa e “gostou muito”. Depois ela pediu ao pai pra comprar um DVD “cheio de princesas” que assiste sempre acompanhada das amiguinhas.
A diretora da Unidade, Iracema Cezar, classificou o projeto como de extrema importância para o incentivo à leitura entre os alunos. “Eles visitam a biblioteca sempre acompanhados dos monitores e pedem os livros pra ler, e também podem levar pra ler em casa”, contou, acrescentando que os alunos já conhecem o seu número de matricula na hora de pedir os livros pra ler. “É muito intensa a participação deles na biblioteca”, frisou.
Para a professora Camila Barreto, a leitura tem uma função social, pois “faz com que as crianças desenvolvam o raciocínio lógico, fiquem mais desinibidas em sala de aula, aprendam de forma lúdica, fiquem mais atentas, além de melhorar a fala”, contou. Camila disse que, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pela Unidade, eles continuam dando continuidade ao projeto de leitura instalado a partir do Livro Solidário.
Segundo a coordenadora do Livro Solidário, Carmen Palheta, ações de leitura como a que aconteceu na manhã de hoje em Mosqueiro, são uma forma de dar continuidade ao projeto depois que é implantado o Espaço de Leitura. “Não basta só instalar a biblioteca; temos que criar ações para dar continuidade às atividades de estímulo à leitura e este momento faz parte dessa etapa do projeto”. “Os livros que são doados pelo projeto também podem ser usados por outros professores de outras escolas do bairro, e pela população também. Cabe ao professor orientar esse acesso”, completou Lucila Girão, técnica do Livro Solidário.

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