sexta-feira, 19 de outubro de 2012

IOE entrega Espaços de Leitura


Foto: Lena Arruda
Victória Costa e colegas durante apresentação artística
Foto: Keila Rodrigues

Encantamento. Essa é a palavra que descreve a expressão de Victória Costa, aluna da Escola em Regime de Convênio Associação Cristã do Benguí ao entrar, pela primeira vez,no Espaço de Leitura Livro Solidário inaugurado naquela escola, no último dia 27 de setembro. O olhar da menina de 11 anos percorria as estantes coloridas e cheias de livros como se avistasse um tesouro que lhe fazia brilhar os olhos, tamanha sua empolgação. “É maravilhoso ter um lugar como este aqui na escola; a gente precisava de um local assim”, comenta a estudante, destacando que achou o ambiente agradável e que gostou muito da variedade de livros.

O Espaço de Leitura da escola situada no bairro do Benguí, em Belém, está entre os seis que serão entregues, até o final de novembro,pelo projeto Livro Solidário, que prevê a implantação de, no mínimo, 10Espaços de Leituraaté o final de 2014.Além da escola do Benguí, em setembro foram inaugurados mais dois Espaços: um em Benevides, na unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa); e outro em Ananindeua, instalado no 3º Grupamento Bombeiro Militar.

Todos os beneficiados pelo projeto têmuma característica em comum: desenvolvem importantes atividades para a promoção da educação e formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Para o presidente da Imprensa Oficial, Cláudio Rocha, ao contrário do que muitos pensam, ler vai muito além do simples ato de folhear as páginas de um livro. “O ato de ler transcende capas, paredes e obstáculos - sobretudo sociais -, revelando um mundo totalmente novo, cheio de possibilidades”, enfatiza.

O Livro Solidário faz parte do núcleo de Articulação e Cidadania que começou 2004, idealizado pela primeira-dama do Estado, Ana Jatene. Hoje, é coordenado pela Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOE). Sãoparceiros do projeto, as seguintes instituições:Secretaria de Estado de Educação (Seduc); Secretaria Executiva de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof); Secretaria de Estado de Obras Públicas (Sepof); Hospital Ophir Loyola (HOL); Santa Casa do Pará; Loteria do Estado do Pará (Loterpa); Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) e Sociedade Bíblica do Brasil.

Outras páginas ...
No dia 31 de outubro, o projeto Livro Solidário entregará à Superintendência do Sistema Penal mais de 3 mil livros que serão encaminhados a, pelo menos, 10 Unidades Prisionais do Estado, como estímulo às atividades de ressocialização de detentos. A doação é resultado da parceria entre Imprensa e Susipe que, entre outras ações, prevê a produção dos móveis que compõem os Espaços de Leitura implementados pelo projeto, cuja mão-de-obra é composta pelos próprios detentos do Sistema Penal.


Texto:
Keila Rodrigues - IOE
Fone: (91) 4009-7841 / (91) 8309-5953
Email: keilar.jornalismo@gmail.com

Imprensa Oficial entrega mais um Espaço de Leitura


Foto: Fernando Sette
Foto: Fernando Sette

Foto: Fernando Sette

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 02/10/2012 às 14:11


Uma banda de música regida pelo músico Luiz Cláudio Santa Rosa e composta por alunos do projeto Escola da Vida (PEV), do 3º Grupamento Bombeiro Militar, em Ananindeua, recepcionou com a música Aquarela do Brasil, de Ari Barroso, os convidados que participaram da inauguração do Espaço de Leitura Livro Solidário. A área de 110 metros quadrados abriga o terceiro espaço entregue pela Imprensa Oficial do Estado, dentro do Projeto Livro Solidário. Ele vai beneficiar militares daquele grupamento, bem como os cerca de 450 alunos que fazem parte do PEV.

Durante a inauguração, o presidente da Imprensa Oficial destacou a importância dos livros para o estímulo à criatividade e imaginação. “O homem é o único animal capaz de registrar sua própria história através da escrita; daí os livros serem peças fundamentais para esse desenvolvimento pessoal e social”, observou. O sub-comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Mário da Conceição Morais, que representou o comandante geral da corporação, reforçou a necessidade de replicar a ideia de criação de Espaços de Leitura em mais unidades do PEV, e destacou a Bíblia como “o mais importante livro de todos os tempos para a humanidade”. Na ocasião, o comandante do 3º GBM e coordenador do PEV/ Ananindeua, major Ananias de Albuquerque, destacou que os livros representam “portas que se abrem para vários mundos; que criam, ensinam e doutrinam homens e mulheres para o bem”.

Formalização

Um Termo de Doação e Compromisso contendo os direitos e deveres das instituições envolvidas com o Livro Solidário foi assinado entre Imprensa Oficial e Corpo de Bombeiros. Também foi entregue a lista do acervo de 800 livros didáticos e paradidáticos doados para o espaço, devidamente catalogados e selecionados a partir da demanda encaminhada à coordenação do Projeto Livro Solidário.

Para a aluna e monitora do PEV, Victória Nascimento, 15 anos, o espaço entregue não representa apenas um lugar de leitura, mas uma fonte de sabedoria. “Não adianta ter apenas computadores se não tivermos livros para ler”. Ela coordenou a Guarda de Honra dos alunos do PEV que executaram evoluções de ordem unida durante o evento.

Ao destacar a frase de Bill Gates que compõe o Espaço de Leitura, onde há um parâmetro entre livros e computadores, o comandante adjunto do PEV, coronel Nahum Fernandes da Silva, também afirmou que a tecnologia é importante no mundo globalizado, mas que sem livros, não somos capazes de reviver nossa própria história, pois “eles nos conduzem para mais resultados”.

Durante a cerimônia, a subchefe da Casa Civil, Lucila Serique, representou a primeira-dama do Estado, Ana Jatene, e elogiou mais essa etapa alcançada pelo projeto Livro Solidário. E parabenizou a equipe pelo cuidado e organização do Espaço. Familiares das crianças atendidas pelo PEV também participaram da inauguração.

O Projeto

O projeto "Livro Solidário" iniciou em 2004, coordenado pelo Núcleo de Articulação e Cidadania do Governo do Estado, tendo à frente a primeira-dama Ana Jatene e tem como principal objetivo o estímulo à doação de livros para comunidades com maior vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Belém. Nesta segunda edição, o projeto é coordenado pela Imprensa Oficial do Estado (IOE), que também conta com o apoio da primeira-dama.

A partir da doação de livros novos ou usado, a IOE procura atender à comunidade com a implantação de Espaços de Leitura. É uma oportunidade para a autarquia colaborar com bibliotecas comunitárias existentes nos bairros beneficiados com o projeto, bem como estimular a criação de outros espaços da mesma natureza, que funcionem como centros de leitura. Também pretende incentivar o acesso e o hábito da leitura, com vistas a contribuir para o crescimento e desenvolvimento do cidadão, bem como para sua inclusão social; e fortalecimento de valores como cidadania, solidariedade, igualdade e dignidade entre os participantes e beneficiários diretos do projeto.

Parceiros do projeto Livro Solidário:

1. Secretaria de Estado de Educação

2. Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças

3. Secretaria de Estado de Obras Públicas

4. Fundação Paraense de Radiodifusão - Funtelpa

5. Banco do Estado do Pará

6. Sociedade Bíblica do Brasil

7. Hospital Ophir Loyola

8. Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará

9. Superintendência do Sistema Penal

Texto:
Carmen Palheta - IOE
Fone: (91) 4009-7805 / (91) 88956880
Email: carmenpalheta@ioe.pa.gov.br

Projeto Livro Solidário traz as crianças de volta aos espaços de leitura

Foto: Lena Arruda
Foto: Lena Arruda
Foto: Lena Arruda

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 04/10/2012 às 13:54

Ao entrar na biblioteca da Escola em Regime de Convênio Associação Cristã do Benguí, o visitante logo se depara com um cartaz onde se lê: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever, inclusive, a sua própria história”. A frase, de autoria de Bill Gates, reflete a missão principal do Projeto Livro Solidário, criado em 2004, sob a coordenação do Articulação e Cidadania, núcleo que tem a frente a primeira-dama do Estado, Ana Jatene. Nesta segunda edição o projeto é coordenado pela Imprensa Oficial do Estado (IOE), mas mantém a parceria do Articulação e Cidadania. Além de promover a reforma de bibliotecas, o programa incentiva a doação de livros para instituições e também cria espaços de leitura, como o da Associação Cristã do Benguí. Até agora mais de 15 mil publicações já foram arrecadadas por meio desta iniciativa.

Atualmente três centros de leituras já estão funcionando em Belém. Na escola do bairro do Benguí, a criação do espaço resultou em mudanças positivas para todos. “A nossa biblioteca chegou a ficar fechada por quase dois anos. Agora com essa reforma e com a criação desse espaço dedicado à leitura, a biblioteca se tornou o local preferido dos alunos”, ressaltou a diretora da instituição, Ana Raquel Ribeiro.

A professora de Língua Portuguesa, Maria José Marques, contou que as mudanças incentivam os estudantes até mesmo em sala de aula. “Nós trabalhamos as atividades no espaço da leitura em três etapas. Primeiro eles fazem a leitura dos livros, depois voltam para a sala de aula para interpretar as histórias e em seguida fazem alguma apresentação teatral em forma de poesia ou música sobre aquilo que leram. O resultado não poderia ser mais positivo”, afirmou.

Raiana Silva, Ducliane Santos e Samuel Cardoso ficaram entusiasmados com as novidades que encontraram na biblioteca. “Nós passamos uma boa parte do dia aqui. Lemos muitas histórias em quadrinhos e também brincamos com os jogos que tem na biblioteca”, comentou Raiana. Para Samuel, o mais divertido é o colorido e o conforto do espaço. “A sala é toda colorida e tem várias coisas pra gente brincar. Gosto muito de ficar aqui”, diz o pequeno.

Texto:
Bruna Campos - Secom
Fone: (91) 3202-0923 / (91) 9306-0990
Email: brunacampos@agenciapara.com.br

Projeto Livro Solidário revitaliza biblioteca de escola no Benguí

Foto: Lena Arruda


Foto: Lena Arruda

Foto: Lena Arruda



Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 27/09/2012 às 20:33


Os alunos da Escola em Regime de Convênio Associação Cristã do Benguí agora podem deixar a imaginação fluir pelo universo literário. Eles podem encontrar histórias como a da "Chapeuzinho Vermelho", "Peter Pan" e tantas outras povoadas por castelos, princesas ou super-heróis na revitalizada biblioteca da instituição de ensino. A escola recebeu, na manhã desta quinta-feira (27), o Espaço de Leitura, um cantinho destinado à leitura, pesquisa e entretenimento dos jovens estudantes.

O novo espaço faz parte do Projeto Livro Solidário, uma iniciativa do Governo do Estado que através da doação de livros e materiais pedagógicos, oferece mais uma opção de acesso ao conhecimento e a possibilidade de transformação social e pessoal por meio da leitura. Durante a inauguração, o presidente da Imprensa Oficial do Estado (IOE), Cláudio Rocha, falou sobre as mudanças provocadas na vida das pessoas através da leitura. “ Aproveitem este espaço pois livro é vida, é conhecimento, é libertação. Eles podem concretizar sonhos, colaborar para o crescimento e para aquisição de conhecimento”.

Apesar da pouca idade, os amigos Daniel Lobato, Marcos Araújo e Jamilly Melo sabem disso e disseram que aproveitarão o espaço. Cursando o 3º ano do Ensino Fundamental, o trio diz que sempre gostou de leituras, em especial, das revistas em quadrinhos da Turma da Mônica, as quais aproveitaram para ler durante a inauguração. “Adoro a Mônica, a Magali e todo mundo da revistinha. Quando leio, começo a rir e a imaginar as confusões que eles fazem. É muito divertido”, diz Jamilly.

Responsável pelo espaço de leitura, a professora Edna Miranda, conta que a biblioteca sempre foi bem visitada, só que antes a escola dispunha de pouco material. “Esta iniciativa é maravilhosa e só veio contribuir com a nossa escola, com nossos alunos. Livro é muito bom e importante para a construção de qualquer cidadão”. A professora apresentou um número de contação de história com a participação dos alunos do 1º ano em uma adaptação do conto “A princesa e o sapo” .

Acervo - O Projeto Livro Solidário começou em 2004, idealizado por Ana Jatene. Em 2011, o projeto foi retomado pela Imprensa Oficial e faz parte do "Articulação e Cidadania", do Governo do Pará. Atualmente, já foram arrecadadas mais de 15 mil publicações.

Texto:
Fabiana Batista - Seduc
Fone: (91) 3201-5181 / (91) 8802-0325
Email: inezfabianabatista@gmail.com

Secretaria de Estado de Educação
Rod. Augusto Montenegro Km 10, S/N. Icoaraci, Belém-PA. CEP: 66820-000
Fone: (91) 3201-5205 / 5005 / 5180 / 5008
Site: www.seduc.pa.gov.br Email: gabinete@seduc.pa.gov.br

Imprensa Oficial do Estado lança novas edições na Feira do Livro



Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 21/09/2012 às 18:12

A literatura paraense terá destaque, mais uma vez, no estande da Imprensa Oficial do Estado na XVI Feira Pan-Amazônica do Livro. Um exemplo é o livro “Visagem: Espanto no Rádio Paraense”, que será lançado terça-feira (25). De autoria da jornalista e pesquisadora paraense Sandra Garcia, o livro conta a história do programa “Visagem”, que a Rádio Cultura FM veiculou entre os anos de 2003 e 2010.

“Era um programa diferente de tudo aquilo que se tem ouvido até hoje no rádio, que unia poesia, músicas alternativas, terror, humor, mixagens e efeitos sonoros”, comenta a jornalista. Não por acaso, a data de lançamento coincide com o Dia do Rádio.

Ainda na temática musical, a Imprensa Oficial lança o livro “Memórias do Instituto Estadual Carlos Gomes”, outro destaque de grande importância para a cultura do Pará, considerando que a obra apresenta produções de pesquisadores como o musicólogo Vicente Salles e as professoras Ana Maria Adade, Lia Braga Vieira e Líliam Barros. O livro trata sobre a prática pedagógica musical do Instituto.

Das notas musicais ao universo dos números, a “Tabuada Colorida”, de Dilmar Batista da Cunha, promete encantar a crianças e adultos. O livro, já na 11ª edição, busca alternativas lúdicas para facilitar o aprendizado das operações matemáticas. Para isso, o autor transformou a tabuada tradicional numa divertida brincadeira, na qual as cores estimulam o raciocínio, transformando a dificuldade em prazer.

Outro livro na mesma linha infantil é o “Letícia Coça-Coça”, de Heliana Barriga, resultado de um projeto idealizado pela escritora na década de 1990, “quando lancei um CD contendo músicas infantis que cantavam a natureza”, conta. Para o presidente da Imprensa Oficial, Cláudio Rocha, o lançamento e reedição de obras estimulam a produção literária local. “A cada ano, procuramos melhorar nossas edições, primando pela qualidade das obras e procurando conversar com os autores para trocarmos ideias sobre a melhor forma de apresentação de seus conteúdos”, diz.

A terceira edição da coletânea “Atos dos Governadores”, do pesquisador Ribamar Castro, também será um dos lançamentos previstos no estande da Imprensa Oficial do Estado. O livro aborda os principais atos governamentais ocorridos na época do Estado Novo, instituído por Getúlio Vargas, e mostra desde os convencionais decretos instituídos pelos interventores federais no Estado do Pará até as mais excêntricas decisões tomadas pelos governantes da época, como a extinção do Diário Oficial, anunciada na própria publicação.

O projeto Livro Solidário, da Imprensa Oficial, também estará presente na feira, com uma campanha de arrecadação de livros infantojuvenis e gibis. Com um ano de existência e por meio da parceria firmada com a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), o projeto inaugura, dias 26 e 27 deste mês e em 2 de outubro os três primeiros Espaços de Leitura.

O espaços vão funcionar na unidade de Benevides da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa); na Escola de Ensino Fundamental Associação Cristã do Benguí; e no Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ananindeua. A previsão é que até o fim do ano mais quatro sejam inaugurados. Ao todo, os seis espaços atenderão a um público de cerca de 15 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

Preferencialmente serão arrecadados livros infantojuvenis e gibis (novos ou usados). As doações podem ser feitas no estande da Imprensa Oficial do Estado na XVI Feira Pan-Amazônica do Livro ou junto à coordenação do projeto, na travessa do Chaco, 2.271, bairro do Marco.

Texto:
Keila Rodrigues - IOE
Fone: (91) 4009-7841 / (91) 8309-5953
Email: keilar.jornalismo@gmail.com

Livro Solidário abre oportunidade de leitura para adolescentes da Fasepa


Foto: Fenando Sette
Foto: Fenando Sette

Foto: Fenando Sette


Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 26/09/2012 às 16:12


“Os livros abrem caminhos para a construção do nosso caráter e ajudam na nossa formação. Sabemos que somente pela educação é possível criar novas possibilidades”. Com esta frase um dos socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) - unidade Benevides -, abriu a cerimônia de implantação do primeiro Espaço de Leitura Livro Solidário, na manhã desta quarta-feira (26). Os convidados foram recepcionados por um grupo de percussão formado por adolescentes da própria instituição. A música é uma das atividades desenvolvidas pelos jovens que cumprem medida socioeducativa na instituição.

A iniciativa, coordenada pela Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOE), faz parte da terceira etapa do projeto, que teve o início marcado pela campanha de arrecadação de livros, revistas e gibis. Para o presidente da Imprensa Oficial, Cláudio Rocha, a leitura é fundamental para o desenvolvimento humano. “Ler me fez, imaginar, sonhar e amadurecer. Por isso, estou feliz em poder colaborar com o desenvolvimento dos adolescentes que estão aqui”, relatou. Ele ainda destacou, que além da questão da leitura, o Livro Solidário também promove cidadania.

Para a presidente em exercício da Fasepa, Angelina Valente, o espaço contribuirá para inclusão social dos adolescentes. “Muitos jovens que aqui estão não foram estimulados a terem contato com a leitura quando estavam lá fora. Aqui dentro e essa aproximação será estimulada, como forma de favorecer as escolhas e os projetos de vida deles”, disse ela. Já o gestor da Unidade, Carlos Parente, entende que a iniciativa é muito importante para a Fasepa. “Promover atividades em que estes jovens saiam do quarto-cela e não fiquem apenas trancafiados é fundamental para a socioeducação”, comenta.

O Projeto Livro Solidário, faz parte do “Articulação e Cidadania”, tendo começo em 2004, idealizado pela primeira-dama do Estado, Ana Jatene. No evento, ela foi representada pela sub-chefe da Casa Civil, Lucila Serique, que avaliou que a leitura possibilitará aos adolescentes meios para torná-los cidadãos mais conscientes de seu papel social. “Por meio da leitura desenvolvemos valores, o nosso caráter, aprendemos a respeitar as pessoas e conviver em sociedade, pois é através dos livros que se formam os cidadãos”.

A revitalização e entrega dos espaços é resultado da parceria firmada entre a Imprensa Oficial do Estado (IOE) e Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). Os seis primeiros espaços atenderão a um público de aproximadamente 15 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos. O acervo dos espaços é formado por títulos arrecadados na campanha desenvolvida pelo Livro Solidário desde 2011, quando foi lançado o projeto.

Serviço - Atualmente, o projeto está recebendo, preferencialmente, livros infanto-juvenis e gibis (novos ou usados), que podem ser doados junto à coordenação do projeto, na Imprensa Oficial do Estado, localizada na Travessa do Chaco, 2271.

Texto:
Keila Rodrigues - IOE
Fone: (91) 4009-7841 / (91) 8309-5953
Email: keilar.jornalismo@gmail.com

Adolescentes atendidos pela Fasepa recebem Espaço de Leitura

Foto: Keila Rodrigues

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 21/09/2012 às 11:13


Dois Espaços de Leitura do projeto “Livro Solidário” serão inauguradas pela Imprensa Oficial do Estado nos dias 26 e 27 de setembro, na unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) em Benevides e na Escola de Ensino Fundamental Associação Cristã do Benguí, respectivamente. Esta é a terceira etapa do projeto, sendo que o início foi marcado pela campanha de arrecadação de livros, revistas e gibis; e a segunda, pela seleção, higienização e organização do acervo arrecadado. A revitalização e entrega dos Espaços de Leitura é resultado da parceria firmada entre a Imprensa Oficial do Estado (IOE) e Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). Os seis primeiros espaços atenderão a um público de aproximadamente 15 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

Para Lucila Girão, a realização desta etapa do projeto é a concretização de um desafio. “Ao longo de um ano em que o projeto foi desenvolvido, a mobilização de forças de parceiros institucionais e a participação da sociedade foram fundamentais para o sucesso do Livro Solidário”, comemora a socióloga, destacando que os Espaços de Leitura foram planejados para incentivar a permanência de crianças e adolescentes no local onde vivem e onde desenvolvem suas atividades de lazer. “Nosso objetivo é estimular os gerentes destes espaços a realizarem programações que atraiam a comunidade”, acrescenta, ressaltando que o propósito do projeto é incentivar o hábito da leitura, sobretudo, para ajudar na promoção do desenvolvimento sociocultural em comunidades com altos índices de vulnerabilidade social.

História - O Projeto Livro Solidário começou em 2004, idealizado pela primeira-dama do Estado, Ana Jatene. Em 2011, foi retomado pela Imprensa Oficial e faz parte do "Articulação e Cidadania", do Governo do Pará. Atualmente, já foram arrecadadas aproximadamente 20 mil publicações, número divulgado pela última parcial de contagem do acervo divulgada no início do mês de setembro.

Atualmente, o projeto está recebendo, preferencialmente, livros infanto-juvenis e gibis (novos ou usados). Doações podem ser feitas junto à coordenação do projeto, na Imprensa Oficial do Estado, localizada na Travessa do Chaco, 2271.

São também parceiros do projeto Livro Solidário, as seguintes instituições: Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Executiva de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), Secretaria de Estado de Obras Públicas (Sepof), Hospital Ophir Loyola (HOL), Santa Casa do Pará, Loteria do Estado do Pará (Loterpa), Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), Sociedade Bíblica do Brasil.

Texto:
Keila Rodrigues - IOE
Fone: (91) 4009-7841 / (91) 8309-5953
Email: keilar.jornalismo@gmail.com

Imprensa Oficial do Estado
Travessa do Chaco, 2.271. Belém-PA. CEP: 66093-410
Fone: (91) 4009-7860 / 7800 / 7801
Site: www.ioe.pa.gov.br Email: gabinete@ioe.pa.gov.br / presidente@ioe.pa.gov.br

Livro Solidário faz um ano com a inauguração de Espaços de Leitura

Foto: Fernando Sette

 
Foto: Fernando Sette



Foto: Fernando Sette
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 20/09/2012 às 20:29


A unidade de atendimento da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Faspea) em Benevides, na região metropolitana de Belém, ganha, na próxima quarta-feira (26), um “Espaço de Leitura” do projeto “Livro Solidário”, uma iniciativa da Imprensa Oficial do Estado que tem como objetivo facilitar o acesso aos livros nas comunidades com maiores índices de vulnerabilidade social. Este ano a ação comemora um ano de lançamento na XVI Feira Pan-Amazônica do Livro.

Benevides será o primeiro “Espaço de Leitura” implantado pelo projeto, que até 15 de outubro abrirá outros cinco, na Escola de Ensino Fundamental Regime de Convênio Associação Crista do Benguí; Grupamento de Bombeiro Militar do Coqueiro; organização não governamental (ONG) Viva Mosqueiro; Associação Assistencial Lar de Maria; e Escola em Regime de Convênio Lar de Maria. “A meta é inaugurar pelo menos dez espaços até o fim do ano”, prevê a coordenadora do projeto, Carmem Palheta.

O “Livro Solidário” faz parte do Programa de Articulação e Cidadania, coordenado pela primeira-dama do Estado, Ana Jatene. Lançado em 2004, o projeto foi retomado em 2011 pela Imprensa Oficial, durante a Feira Pan-Amazônica do livro, ocasião em que foram arrecadados cerca de dois mil exemplares. Em um ano, frente às inúmeras campanhas de doação, o acervo já dispõe de 15 mil livros.

A equipe da Imprensa Oficial também faz a catalogação dos livros, de acordo com o publico específico que o espaço vai atender, além de ser responsável pela reforma do espaço, adequação visual e infraestrutura, etapa executada em parceria com a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). “Os espaços são totalmente reformados, recebem um layout adequado e um acervo elaborado de acordo com o público”, explica Carmem Palheta.

Outra ação do projeto são os carrinhos de leitura, espécie de biblioteca móvel que irá atender os pacientes do Hospital Ophir Loyola e Santa Casa de Misericórdia do Pará. A previsão é que até a primeira quinzena de outubro, os equipamentos sejam implementados. “Esses acervos têm media em 400 exemplares por carrinho, para atender os pacientes que não podem sair do leito”, justifica a coordenadora.

Além de receber doações de varias fontes, o projeto faz campanhas em eventos, a exemplo da Feira do Artesanato Mundial, ocorrida em agosto, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A partir desta sexta feira (21), o público que visitar a XVI Feira Pan-Amazônica do Livro também pode colaborar doando um livro, no estande da Imprensa Oficial. As doações também podem ser feitas diretamente na sede do órgão, na travessa do Chaco, bairro do Marco.

Texto:
Danielle Ferreira - Secom
Fone: (91) 3202-0912 / (91) 9117-7020/ 8272-3665
Email: danielleferreira@agenciapara.com.br

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Leitura como instrumento de cidadania

Clipping da matéria veiculada no Jornal O Liberal de 6 de setembro de 2012.
O texto fala, de maneira bem abrangente, sobre a atuação do Livro Solidário, dos desdobramentos do projeto desde sua criação e as perspectivas para o futuro.

Leia aqui a matéria, na íntegra.