sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Projeto Livro Solidário traz as crianças de volta aos espaços de leitura

Foto: Lena Arruda
Foto: Lena Arruda
Foto: Lena Arruda

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 04/10/2012 às 13:54

Ao entrar na biblioteca da Escola em Regime de Convênio Associação Cristã do Benguí, o visitante logo se depara com um cartaz onde se lê: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever, inclusive, a sua própria história”. A frase, de autoria de Bill Gates, reflete a missão principal do Projeto Livro Solidário, criado em 2004, sob a coordenação do Articulação e Cidadania, núcleo que tem a frente a primeira-dama do Estado, Ana Jatene. Nesta segunda edição o projeto é coordenado pela Imprensa Oficial do Estado (IOE), mas mantém a parceria do Articulação e Cidadania. Além de promover a reforma de bibliotecas, o programa incentiva a doação de livros para instituições e também cria espaços de leitura, como o da Associação Cristã do Benguí. Até agora mais de 15 mil publicações já foram arrecadadas por meio desta iniciativa.

Atualmente três centros de leituras já estão funcionando em Belém. Na escola do bairro do Benguí, a criação do espaço resultou em mudanças positivas para todos. “A nossa biblioteca chegou a ficar fechada por quase dois anos. Agora com essa reforma e com a criação desse espaço dedicado à leitura, a biblioteca se tornou o local preferido dos alunos”, ressaltou a diretora da instituição, Ana Raquel Ribeiro.

A professora de Língua Portuguesa, Maria José Marques, contou que as mudanças incentivam os estudantes até mesmo em sala de aula. “Nós trabalhamos as atividades no espaço da leitura em três etapas. Primeiro eles fazem a leitura dos livros, depois voltam para a sala de aula para interpretar as histórias e em seguida fazem alguma apresentação teatral em forma de poesia ou música sobre aquilo que leram. O resultado não poderia ser mais positivo”, afirmou.

Raiana Silva, Ducliane Santos e Samuel Cardoso ficaram entusiasmados com as novidades que encontraram na biblioteca. “Nós passamos uma boa parte do dia aqui. Lemos muitas histórias em quadrinhos e também brincamos com os jogos que tem na biblioteca”, comentou Raiana. Para Samuel, o mais divertido é o colorido e o conforto do espaço. “A sala é toda colorida e tem várias coisas pra gente brincar. Gosto muito de ficar aqui”, diz o pequeno.

Texto:
Bruna Campos - Secom
Fone: (91) 3202-0923 / (91) 9306-0990
Email: brunacampos@agenciapara.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário