segunda-feira, 18 de junho de 2012

Espaços de Leitura do Livro Solidário serão entregues na Região Metropolitana

Foto: Keila Rodrigues / Ascom IOE


Ascom Imprensa Oficial do Estado


Texto: Keila Rodrigues 


Até setembro deste ano, pelo menos três Espaços de Leitura do projeto Livro Solidário serão inaugurados na Região Metropolitana de Belém. A notícia foi dada na manhã desta sexta-feira (15) pelo presidente da Imprensa Oficial do Estado (IOE), Cláudio Rocha, durante assinatura do Termo de Cooperação Técnica firmado com a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). Conforme o documento, a secretaria vai promover a revitalização e padronização dos espaços. Os seis primeiros atenderão a um público de cerca de 15 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Ao todo, até o final de 2014, o projeto deverá implantar 10 espaços do mesmo gênero, em áreas com maior índice de vulnerabilidade social.

A formalização da parceria foi realizada na sede da IOE e contou com a participação de membros do "Articulação e Cidadania", que representaram a primeira-dama do Estado, Ana Jatene. Também estiveram presentes o secretário de Estado de Obras Públicas, Joaquim Passarinho; o secretário adjunto, Pedro Abílio do Carmo, engenheiros e demais servidores da Seop, do Livro Solidário e diretores da Imprensa Oficial.

Para Cláudio Rocha, a inauguração das unidades significará uma importante mudança na realidade das localidades beneficiadas. “Investir em educação é fundamental para o desenvolvimento pleno de uma sociedade, e a biblioteca, mesmo que modesta, tem o potencial de provocar grandes mudanças na vida das pessoas e, consequentemente, nas comunidades onde estão inseridas”, ressaltou.

O secretário Joaquim Passarinho destacou que “o governo também é feito de pequenas obras que, apesar de não serem grandes física e financeiramente, são importantes para a sociedade, sobretudo por estarem mais próximas do cidadão”. Para ele, participar do Livro Solidário é também uma maneira de colaborar para a valorização da cidadania e uma oportunidade para promover a inclusão social. “A leitura e o conhecimento são ferramentas que temos e devemos apoiar sempre, pois não vamos mudar a realidade do nosso país ou do nosso Estado se não levarmos o conhecimento às pessoas”, ratificou.

Acervo - O Projeto Livro Solidário começou em 2004, idealizado por Ana Jatene. Em 2011, o projeto foi retomado pela Imprensa Oficial e faz parte do "Articulação e Cidadania", do Governo do Pará. Atualmente, já foram arrecadadas aproximadamente 15 mil publicações. Parte dos livros que irão compor o acervo dos Espaços de Leitura já está catalogada. A estimativa é que, para atendê-los, sejam necessários 8 mil livros e revistas.

A revitalização e implantação dos Espaços de Leitura fazem parte da terceira etapa do projeto. O início foi marcado pela campanha de arrecadação de livros, revistas e gibis, e segunda etapa pela seleção, higienização e organização do acervo, arrecadado por uma equipe de bibliotecários cedida pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof).

Nenhum comentário:

Postar um comentário